domingo, 20 de março de 2011

O "ser" tão mineiro de João Guimarães Rosa


"Todo mundo tem a sua hora e a sua vez" - escreveu Guimarães Rosa em A Hora e a Vez de Augusto Matraga. Parafraseando esse aforismo roseano, podemos dizer que, aqui no Educativa nas Letras, chegou a hora e a vez de Guimarães Rosa! Isso porque, no programa que vai ao ar neste final de semana, o Educativa traz para você um pouco sobre a vida e a obra desse gênio maior de nossa literatura do século XX.


Médico, poliglota, diplomata, João Guimarães Rosa fundou uma linguagem literária e revoluciou o texto ficcional brasileiro do século passado. Mineiro de Cordisburgo, fez do sertão das Gerais a sua fonte de inspiração, e das vozes de seus conterrâneos a sua própria voz literária - o que faz com que os ares de seus textos se encham todos de saudade (afinal, como escreveu o mestre mineiro, o "ar tem cheiro de lembrança").


Então, anote aí: os ares e falares desse que foi o "ser" mais mineiro do "sertão mineiro" você confere no próximo Educativa nas Letras - especial João Guimarães Rosa! Não perca.

2 comentários:

  1. Ouvi o programa duas vezes! As músicas estavam ótimas e o escritor gostava de gatos. Nem precisava escrever tão magicamente. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Carla!

    Um enigma a ser desvendado:
    Por que será que tantos escritores adoram gatos?

    bjos!

    ResponderExcluir