quarta-feira, 9 de março de 2011

Literatura e Rock and Roll: uma homenagem a Ronex Corte Real

Há poesia no rock and roll? São literárias as letras que embalam as mais elétricas melodias e harmonias - muitas vezes distorcidas - produzidas pelas metálicas guitarras do rock? O Educativa nas Letras acredita que sim! E para mostrar que essa mistura é possível, o programa deste final de semana (12/13 março) conversa com os meninos da banda piracicabana Royales - e presta uma homenagem a Ronaldo Corte Real, o Ronex, músico e letrista piracicabano falecido no final de 2010.

Líder da banda Royales, Ronex Corte Real vinha se tornando, ao lado do grupo, uma referência no rock piracicabano e paulista. Ceifado subitamente da vida - vítima de uma doença ainda misteriosa e repentina - Ronex realizou seu último show com os Royales em setembro do ano passado, na cidade de São Paulo, na mais do que concorrida Livraria da Esquina. Curiosamente, nesse momento, Ronex e os Royales davam indícios de que começavam uma nova fase na trajetória da banda.

Mas se "longa é a arte e breve é vida," como escreveu Goethe - em seu Fausto -, a obra de Ronex continua viva e tocante. E mais tocante ainda ela se faz quando é ao som dos Royales - movidos pela eterna força e presença de Ronex - que ela se apresenta. Literatura e rock se fundem, então, em canções como "Trivial," "Melodrama," "Seu nome" e "Fique Calmo" - que diz:

Olha só o que sobrou aqui.
Eu sei, nem sempre é como se quis.
Veja bem, não faz de um rio, um mar.
Fique calmo, tudo isso vai passar.

Mas pra mim, nada disso é o fim
ou motivo pra esquecer o quanto eu devo a você
Mas o fato é que hoje te quero mesmo sem querer.

Olha só o mundo que há aqui.
Eu sei, nem sempre é bom ter tudo o que se quis.
Veja bem, nosso rio é belo como o mar.
Fique calmo, temos muito o que passar.

E pra mim, mesmo que isso seja o fim
é melhor eu não esquecer tudo o que eu fiz por você
Mas o fato é que hoje te quero mesmo sem você querer.


Num tributo a Ronex, os Royales (Marcos Manga, Fabiano e Simões) tocam para os ouvintes do Educativa nas Letras - direto dos estúdios da rádio Educativa, num som acústico e improvisado entre uma conversa e outra - algumas das mais marcantes músicas do grupo.

O Educativa recebe também o publicitário Victor Corte Real, irmão de Ronex. Na oportunidade, Victor comenta sobre a vida e a obra de Ronex - não deixando escapar, é claro, boas e divertidas histórias sobre esse já saudoso roqueiro piracicabano.

Programa imperdível!
----------------------------------------------------------------
(O Educativa nas Letras vai ao ar aos sábados, às 10h30, com reprise no domingo, às 21h. O programa também pode ser ouvido via internet, em tempo real - bastando-se, para isso, clicar no link rádia ao vivo, localizado no canto esquerdo desta página)

11 comentários:

  1. Valeu Alê!!! Pelo convite... mas, principalmente, pela homenagem, força e carinho de sempre!!!
    Foi emocionante participar do programa, espero que os ouvintes também curtam.
    Forte abraço!
    VIVA RONEX! VIVA ROYALES!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Victor!

    O prazer foi todo nosso. Certamente os ouvintes do Educativa vão curtir, e muito, esse especial!

    Grande abraço!

    E viva Ronex! Viva Royales!!!

    AlÊ.

    ResponderExcluir
  3. Valeu ai Radio Educativa : Alexandre, Lucila ! pela homenagem
    ao nosso companheiro de banda e amigo de sempre Ronex !!!!
    grande abraço a todos Fabiano LIma e Royales !

    ResponderExcluir
  4. Royales... estaremos sempre com vcs!!
    Belo texto, estou esperando p ouvir o q tenho certeza que vai ser uma bela homenagem ao nosso querido ronex!! bjo a todos!

    ResponderExcluir
  5. Olá, pessoal!

    Um suuuper obrigado a todos que postaram seus recados aqui - e também àqueles que, mesmo sem deixar recado, passaram por aqui e visitaram o nosso blog!

    Os Royales arrebentaram! Tivemos mais de 300 acessos em 2 dois dias! Parabéns ao grupo!

    Grande abraço!

    Equipe Educativa nas Letras.

    ResponderExcluir
  6. Alexandre, Lucila, Educativa FM! Muito obrigado pela oportunidade e parabéns pela qualidade do programa. Ainda bem que teve repeteco, na primeira fiquei meio perdido, emocioando, saudoso. Hj me diverti, dei risadas e lembrei com orgulho dos velhos tempos.
    Grande Abraço
    Simões

    ResponderExcluir
  7. Taí um programa bom pra reprisar. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Me emocionei mto neste final de semana com a homenagem, Ronex era um grande amigo que deixou mtas saudades, e o Rock Piracicabano perdeu um dos seus Talentos musicos, e que junto do Roayles prometia ir longeeee...Espero qeu que tenham a força pra continuar esse trabalho!!!! Agora ficamos esperando o TRIBUTO
    Salve salve Ronex, Royales, a familia e tb a Educativa :D
    Tiago Giannetti

    ResponderExcluir
  9. Salve, Tiago!
    Salve, Carla!

    De fato, o programa em homenagem ao Ronex foi mesmo pra lá de emocionante. E a repercussão que o programa teve (e ainda está tendo) sinaliza bem o carinho do público piracicabano para com a lembrança desse grande roqueiro chamado Ronex.

    Obrigado pelo visita e audiência.

    Equipe Educativa

    ResponderExcluir
  10. Parabéns ao Educativa pelo último programa em homenagem merecida ao Piracicaba em Destaque na pessoa do jornalista César Costa. Gostei demais, sem falar da trilha sonora e da crônica da Carla que deram um brilho a mais na apresentação! Continuem com o bom trabalho!

    Sílvia Oliveira
    Poeta 'caipiracicabana'

    ResponderExcluir