segunda-feira, 1 de novembro de 2010

No Educativa nas Letras, poesia para crianças!

O Educativa nas Letras deste final de semana (6/7 nov.) traz para você um especial sobre o melhor da poesia infantil brasileira. Mesmo já tendo ficado para trás o mês das crianças, o Educativa não deixa de investir seus esforços no intuito de tentar contribuir para a difusão do gosto literário entre o público mirim. Por isso, o nosso primeiro programa de novembro está recheado com os mais belos textos escritos para a criançada. No elenco de poetas, Ferreira Gullar, Vinícius de Moraes e muitos outros. Na parte musical, o melhor de Adriana Partimpim e de "A Arca de Noé!," de Vinícius de Moraes. Por hora, você confere abaixo um dos poemas de Ferreira Gullar que apresentaremos nos programa!

O ron-ron do gatinho

O gato é uma maquininha
que a natureza inventou;
tem pêlo, bigode, unhas
e dentro tem um motor.
Mas um motor diferente
desses que tem nos bonecos
porque o motor do gato
não é um motor elétrico.
É um motor afetivo
que bate em seu coração
por isso ele faz ron-ron
para mostrar gratidão.
No passado se dizia
que esse ron-ron
tão doce era causa de alergia
pra quem sofria de tosse.
Tudo bobagem, despeito,
calúnias contra o bichinho:
esse ron-ron em seu peito
não é doença - é carinho.
--------------------------------------------------------
Confira! O Educativa nas Letras vai ao ar todos os sábados, às 10h30, com reprise aos domingos, 21h. O programa pode também ser ouvido via internet, bastando para isso se acessar o link "rádio ao vivo" - colocado no canto superior esquerdo deste blog!

2 comentários:

  1. Que legal Alexandre e Lucila!

    Crianças adoram poesia e é preciso incentivá-las sempre para que a Poesia não morra dentro delas quando chegarem à fase adulta.
    Se puderem, divulguem o nosso Bloguinho Infantil, onde além de poesias e historinhas, tem curiosidades, joguinhos, receitas, dicas de dvds, livros, e muita diversão para crianças e para adultos que ainda conservam sua criança interior.
    afetuoso abraço
    Ivana
    http://bloguinho-infantil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá amigos!

    Sou eu de novo! Ouvi o programa de hoje e, como vocês comentaram, não gostei nem um pouco da poesia do porquinho (Vinicius que me perdoe!) Mas tem uma poesia-canção dele que eu gosto muito, que se chama Menininha, e eu cantava para minha filha quando pequena, e agora para as netinhas.
    A poesia do porquinho que virou pururuca, salame e mortadela, com certeza, não vai para o Bloguinho!

    veg abraços
    Ivana

    ResponderExcluir