sábado, 14 de agosto de 2010

Roberto Waack em Piracicaba - Literatura e Meio Ambiente no Educativa nas Letras!

A preocupação com a preservação da natureza e o combate ao desmatamento são temas de grande importância que vêm sendo frequentados pelos escritores de nossa literatura contemporânea voltada ao público infantil. Muitas vezes atendendo a solicitações de professores de escolas públicas e privadas - ávidos por materias pedagógicos que facilitem a abordagem de questões complexas - grande parte das editoras brasileiras de livros infantis apresentam em seus catálogos obras dedicadas à causa ecológica.
Na história da literatura infantil brasileira, todavia, a presença da temática da preservação das matas e do amor à natureza não é recente. "A Filha da Floresta" - do piracicabano Thales Castanho de Andrade - já em 1918 dava início a um trabalho pioneiro de difundir questões ambientais e ecológicas junto ao público-mirim - muito antes de assuntos como a "responsabilidade sócio-ambiental" ou o "mundo-verde" tornarem-se pontos cruciais nas pautas nacionais e internacionais sobre desenvolvimento e crescimento econômico.
Indo muito além do lobatiano cenário do "sítio do pica-pau amarelo," o mestre piracicabano da literatura infantil investia seus personagens em ambientes bucólicos e florestais que muito se assemelhavam às terras do interior paulista do início do século XX. Denunciando a degradação da natureza, que sucumbia ao progresso paulista que então emergia, Thales consagrou-se como um arauto da educação rural e como um dos primeiros grandes educadores a apontar a necessidade de um desenvovimento econômico pautado na ideia de preservação ecológica - fato que fez a cidade de Piracicaba e a literatura aqui produzida notabilizarem-se nacionalmente, nas primeiras décadas do século passado, como grandes defensoras da natureza.
Seguindo a trilha aberta por Thales - a qual revela interesse pelos textos, estudos, instituições e ações voltados à preservação do meio ambiente - o Educativa nas Letras, nessa última quinta-feira, 11 de agosto, teve o prazer de conversar com Roberto Waack, presidente do conselho mundial do FSC (Forest Stewardship Council) - o conselho de manejo florestal mais importante e respeitado do mundo. Tendo vindo a Piracicaba para participar da 6a. Reunião Geral do Programa Cooperativo em Certificação Florestal, promovida pelo Departamento de Ciências Florestais da IPEF-ESALQ/USP, Roberto Waack conversou com o Educativa nas Letras pouco antes de ministrar uma conferência sobre os temas e as articulações a serem pensadas para a próxima Assembleia Mundial do FSC - a ocorrer em 2011, na Malásia.
A entrevista completa com Roberto Waack você poderá ouvir no Educativa nas Letras especial sobre "Literatura e Meio Ambiente" - que deve ir ao ar na primeira quinzena de setembro. Por hora, confira alguns dos pontos desenvolvidos por Waack em sua conferência.

FSC - CRESCIMENTO ECONÔMICO COM GARANTIA DE PRESERVAÇÃO DA NATUREZA.
Investir na certificação da madeira negociada no mundo e garantir que sejam comercializadas apenas as que façam parte de um processo de manejo florestal sustentável é, com certeza, uma das grandes metas e também um dos grandes desafios daqueles que tentam coibir a exploração predatória e irresponsável das florestas. Dessa forma, a criação e utilização de um selo que certifique que determinada madeira não é fruto de extração criminosa configura-se como um investimento que associa crescimento econômico e preservação da natureza - sendo esse o objetivo principal do FSC, do qual Roberto Waack é presidente, e que já reúne mais de 700 membros da comunidade internacional.
Tendo como diferencial a legitimidade e a credibilidade conquistadas junto às principais organizações mundiais que militam pela preservação do planeta - como o Greenpeace, por exemplo - o FSC fundamenta-se, segundo Waack, justamente na credibilidade e na participação da sociedade, consolidando-se como um modelo em expansão que, dentro de um curto prazo, estima atingir a marca de 3000 membros associados. Nesse sentido, Waack ressaltou ainda que, mesmo em meio à crise que assolou o mercado internacional, em 2009 houve - felizmente - um aumento considerável no número de áreas certificadas pelo FSC, tendo o Brasil conquistado o 6º lugar no ranking dos países com maior número dessas áreas (ranking no qual, da primeira a quinta colocação, encontram-se respectivamente o Canadá, a Rússia, os EUA, a Suiça e a Polônia).

Destancando a necessidade de as empresas nacionais e internacionais investirem no manejo responsável das áreas florestais, Roberto Waack ressaltou - por fim - que o engajamento na luta pelo desenvolvimento sócio-ambiental estruturado vai muito além das questões de mercado que objetivam tão somente o lucro. "A certificação pelo FSC não visa tornar a madeira um produto mais caro, mas sim um produto a partir do qual se reconhece a consciência e a responsabilidade sócio-ambiental de uma empresa - seja ela de grande ou pequeno porte," destacou Waack.

Assim, e irmanados às ideais de Waack, temos de reconhecer que - mais do que um dever - cuidar da natureza e preservar as matas e florestas do mundo é hoje uma necessidade que diz respeito a todos - pois só assim poderemos garantir a continuidade de espécie humana e de todas as outras espécies sobre a terra.
-------------------------------------------------------------------------------------
(O Educativa nas Letras agradece aqui a atenção e o cuidado dedicados por Roberto Waack à nossa equipe - bem como também agradece ao pessoal da Amata - Inteligência da Floresta Vivia, pela gentileza e confiança demonstradas na divulgação do evento junto ao nosso programa!).

E quem quiser saber mais sobre o FSC, pode acessar também os links abaixo:

2 comentários:

  1. Pessoal, apenas retificando, o site da AMATA é: www.amatabrasil.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ok!
    Valeu pela retificação.
    Informação reeditada!
    Abraços,
    Equipe Educativa nas Letras.

    ResponderExcluir