segunda-feira, 3 de maio de 2010

LEON ELIACHAR: MESTRE DO HUMOR!


O EDUCATIVA NAS LETRAS do próximo final de semana (8 e 9 de maio) tem como temática a vida e a obra de uma dos mais importantes cronistas do Brasil, o mestre do texto de humor: Leon Eliachar!

Nascido na cidade do Cairo, Egito, Leon Eliachar mudou-se ainda pequeno para o Brasil - vindo a morar na cidade do Rio de Janeiro. Por conta disso, dizia-se um Cairioquês da gema! Contemporâneo do Barão de Itararé, outro mestre da crônica bem humorada, Leon Eliachar iniciou-se na carreira jornalistíca aos 19 anos - vindo a trabalhar no jornal "Última Hora." Lá, manteve durante anos uma coluna intitulada "Penúltima Hora" (uma óbvia brincadeira com o nome do referido jornal).

Em 1956, foi laureado com o primeiro prêmio ("Palma de Ouro") na IX Exposição Internacional de Humorismo realizada na Europa — por sua definição de humor e por uma historieta intitulada "O Judeu" : sobre a qual afirmou ter podido escrever sem parecer anti-semita, pois ele próprio era judeu.

Leon Eliachar foi assassinado na cidade do Rio de Janeiro, em 29 de maio de 1987. Segundo o noticiário da época, a mando de um rico fazendeiro paranaense com cuja esposa o autor vinha mantendo um romance.

Divirta-se abaixo com a definição de humor, de Eliachar, e com algumas perólas de seu dicionário de bolso:


Definição de Humorismo:

- Humorismo é a arte de fazer cócegas no raciocínio dos outros. Há duas espécies de humorismo: o trágico e o cômico. O trágico é o que não consegue fazer rir; o cômico é o que é verdadeiramente trágico de se fazer.

Dicionário de bolso:

- ADIAR - é essa atitude que estamos sempre tomando daqui a pouco.
- BUZINA - é esse ruído que irrita o motorista da frente quando o de trás já está irritado.
- CABOTINO - é esse sujeito que consegue transformar qualquer assunto numa auto-biografia.
- TÉCNICO - sujeito que se especializa em não entender nada de apenas uma matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário